segunda-feira, 6 de julho de 2009

Nota publicada no Jornal de Commercio - Domingo, 05.07.2009

Plano Real não rende mais voto
Publicado em 05.07.2009

O PSDB faz o maior barulho para marcar os 15 anos do Plano Real e reabilitar-se como aquele que tem a tutela do projeto que trouxe a estabilidade da economia. Na próxima terça (7), voltará a comemorar o aniversário do Real em um grande evento no Senado, em Brasília. O PT nem um pio. Nada. O lançamento de uma cédula comemorativa ou algo do gênero? Nada. Precisava, para cravar sua rubrica no plano que trouxe solidez à economia e que hoje talvez seja muito mais debitado na conta do PT do que na do PSDB? Se pensarmos pela ótica do cientista político André Regis, presidente do Instituto Teotônio Vilela do PSDB local, a resposta é não.

Segundo Regis, a bandeira do Real se “exauriu completamente”. Embora tenha sido o maior programa na área da estabilidade econômica que resultou no sucesso eleitoral, por duas eleições, e no 1º turno, de um presidente da República – FHC – “o Real não é mais associado a um partido político. Passou a ser conhecido como um episódio histórico”.

“O Real não serve mais como bandeira para ninguém. Lula também usa o discurso da estabilidade. O Real não é apropriação de um governo. Não dá mais para o PSDB explorá-lo do ponto de vista eleitoral. E é um tema muito abstrato. Não foi à época porque as pessoas estavam sentido seus efeitos”, avalia. Agora, do ponto de vista da disputa pela classe média, batalha que precisa ocorrer segundo Regis, é importante eventos como o que o PSDB realizará na terça. Esse é um público mais consciente, reflexivo, e por onde o PSDB poderá resgatar sua importância do período em que ficou no Poder.

» FESTA DE 15 ANOS DO REAL NO RECIFE

O ITV de Pernambuco também marcará os 15 anos do Plano Real em um evento no Recife em agosto. A ideia do seu presidente, Andre Regis (foto), é trazer o ex-presidente do Banco Central (governo FHC) e um dos protagonista do Real Gustavo Franco para uma palestra na sede do PSDB, no Derby.

» Sem vetos

A intenção de Regis, ao convidar Gustavo Franco, é levar o ITV a estimular mais a participação de acadêmicos e intelectuais na política e na formulação de políticas públicas. “Há um certo preconceito com isso que precisa ser quebrado”.



Nenhum comentário: