segunda-feira, 6 de julho de 2009

Nota publicada no Jornal de Commercio - Quarta, 25.05.2009

No discurso e na prática
Publicado em 24.05.2009

O Instituto Teotônio Vilela do PSDB de Pernambuco aprovou na semana passada, junto à direção nacional, um projeto para definir o perfil dos investimentos do governo do presidente Lula no Estado. Doze pesquisadores farão um levantamento minucioso das execuções orçamentárias e transferências voluntárias da União ao Estado para identificar o que foi efetivamente realizado e o que não passa de discurso para cristalizar a imagem de que nunca antes na história desse país um presidente fez tanto por Pernambuco. O trabalho de campo já começa no próximo mês e a primeira fase da pesquisa deve ser concluída em quatro meses.

O presidente do ITV e idealizador do projeto, André Regis, admite que o levantamento servirá de subsídio para o debate eleitoral de 2010. Régis reconhece que enfrentar um presidente com a popularidade e as características de Lula não é um embate fácil de vencer. Mas se a oposição não estiver preparada para o debate a dificuldade será bem maior.

“O que tem de verdade nessa afirmação de que Lula foi o melhor presidente para Pernambuco? O que é fato mesmo é que Lula nunca inaugurou uma obra no Estado, exceto o aeroporto que tem investimento privado. As muitas visitas que o presidente Lula fez a Pernambuco levam à essa compreensão no imaginário popular. Mas o que é prática de fato e o que é retórica? Podem ter ocorrido investimentos aqui de outros governos que o povo desconhece”.

» DE PERNAMBUCO PARA O BRASIL

O projeto de André Regis, de classificação dos investimentos da União em Pernambuco, foi tão bem aceito pela direção nacional do PSDB que o partido vai reproduzí-lo nos demais estados. Régis, na foto entre os presidenciáveis tucanos José Serra e Aécio Neves, correrá o país para explicar o projeto-piloto.

Nenhum comentário: