domingo, 28 de fevereiro de 2010

Todos pela continuidade

Confira , no Caderno de Política, deste domingo, 28/02/10, o comentário na Coluna Pinga Fogo, assinada por Ana Lúcia Andrade.


VEÍCULO: Jornal do Commercio
COLUNA: Pinga Fogo
DATA: 28.02.2010
ASSUNTO: Instituto Teotônio Vilela


Todos pela continuidade
Publicado em 28.02.2010


O Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, realizou na última segunda (22) uma reunião piloto de um projeto de debates setoriais em torno de uma agenda para o Nordeste a ser indicada como proposta para o presidenciável do partido, José Serra. Foi só o primeiro encontro. Prematuro portanto selar o que foi observado no debate como algo fechado. Mas as preocupações que surgiram por lá são consideráveis. A primeira é que não dá para o PSDB defender na eleição a descontinuidade dos principais projetos do governo Lula. Os tucanos reconhecem a enorme dificuldade de desarmar o que foi estruturado pelos oito anos de governo petista, no Nordeste principalmente, e sobretudo no que se refere ao Bolsa-Família e seus impactos na economia da região.


Pior foi reconhecer que haverá uma forte convergência entre os candidatos a presidente, já que a campanha tem tudo para ocorrer num clima de cobrança pelo “realizar”. Reconhece o PSDB que não há mais nada de muito diferente a ser incluído no cardápio de promessas eleitorais para a região. Traduzindo: vai todo mundo adotar o mesmo discurso, o da continuidade. O discurso de Dilma, a candidata de Lula. E talvez a única legitimada a fazê-lo.


Talvez o caminho para diferenciar o candidato tucano da candidata petista seja o de convencer o eleitor de que Serra executa, não fica só no discurso. De que Serra não é só promessa de fazer no futuro, ele fez no passado e faz no presente. A trajetória como ex-ministro da Saúde e agora governador de São Paulo estão aí. Pode ser o caminho. Esse debate está só começando.

Nenhum comentário: