sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ITV/PE debate política externa com universitários


A seção do Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco (ITV/PE) promoveu nesta sexta-feira (28/10) a palestra “Política Externa Brasileira: que valores devemos defender?”, dentro do projeto ITV Conjuntura. “Fizemos uma abordagem da nossa política externa a partir dos princípios constitucionais, contextualizando e fazendo um apanhado histórico”, destacou o presidente do ITV/PE e responsável pela palestra, o cientista político André Régis.
Na avaliação de Régis, durante o governo do presidente Lula, houve uma inflexão na condução do modo de inserção internacional do Brasil. “O país destoou de sua tradição, inclusive em relação a preceitos constitucionais como no caso dos direitos humanos, com uma aproximação com países como Irã, Venezuela e Líbia. Além disso, também houve uma ideologização do Mercosul, o que impossibilitou o desenvolvimento do bloco”, exemplificou.
Para ele, a mudança ocorreu em função da busca pelo governo petista por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU a qualquer custo. “A verdade é que o Conselho de Segurança ganha mais com a presença do Brasil do que o contrário”, argumentou.
Na opinião dele, o Brasil daria maior legitimidade ao Conselho. Em contrapartida, a participação no colegiado acarretaria um custo, pondera. “É preciso um debate mais aberto para saber se a sociedade quer pagar o preço inerente a essa participação”, observa.
Cerca de 40 estudantes universitários acompanharam a palestra, a maior parte dos cursos de Direito e Relações Internacionais. Na próxima sexta-feira (4/11), o ITV Conjuntura deve ser uma reflexão sobre o debate que se trava sobre a regulação da mídia.

Nenhum comentário: