O presidente da seção do Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco, o cientista político André Regis, proferiu nesta sexta-feira (30) a palestra “Mecanismos constitucionais de combate a corrupção”, dentro do projeto ITV Conjuntura. “Elementos como democracia, capital social e cultura cívica são essenciais para redução dos níveis de corrupção em qualquer país”, destacou Régis, para um público de aproximadamente 30 estudantes universitários.
O cientista político ressaltou ainda o papel de instituições como o Ministério Público, a Polícia Federal e o poder Judiciário para conter os níveis de corrupção no país. Regis abordou também o recente debate em torno dos poderes de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça, que dominou a agenda do Judiciário ao longo da semana.
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento, previsto para anteontem, da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra prerrogativas da corregedoria do CNJ, órgão de controle do Judiciário.