terça-feira, 13 de abril de 2010

Treino de militantes

Na tentativa de formar uma rede de cabos eleitorais bem preparados para o debate político nas ruas, PSDB cria curso para dar aulas de antipetismo 

Sérgio Pardellas

 

 TREINAMENTO
Militantes tucanos do Recife assistem à aula sobre como defender o governo do PSDB

 

Na sala de um prédio no Recife, abarrotada de militantes e simpatizantes do PSDB, o palestrante André Regis, cientista político e presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco, conclama: “Se tiver poucos segundos para convencer alguém a votar em José Serra, fale da biografia dele. Compare com a de Dilma”, recomenda. Logo em seguida, um slide é exibido com os seguintes dizeres: “As pessoas devem deixar de ser espectadoras e se sentir participantes. Buscar engajamento.” O evento faz parte do programa Comunicar 45, idealizado pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), com o objetivo de treinar militantes a defender o partido e a candidatura de Serra ao Planalto. “Municiálos de argumentos para o debate político da eleição”, disse Regis à ISTOÉ.
Como o foco principal do PSDB, hoje, são os eleitores indecisos, os participantes das palestras são aconselhados a utilizar uma linguagem simples. “Não adianta dizer que o nosso partido foi o responsável pela estruturação da economia do País. As pessoas não vão entender”, explica o dirigente tucano. “Pergunte se ele tem celular. Fale da telefonia”, insiste Regis, enquanto o Power Point associa a estrela do PT a uma ficha telefônica. E o tucano, a um celular. A aula teórica começa com a recomendação de marcar a estabilidade da moeda como um divisor de águas no Brasil. De uma maneira ampla, o palestrante bate na tecla de que é preciso delimitar bem as diferenças entre o PSDB e o PT. Também são fornecidos atalhos para fugir de temas polêmicos. Por exemplo, se o eleitor mencionar o nome de Lula, o tucano deve reforçar que o debate não é mais entre o presidente petista e FHC. Caso a discussão gire em torno dos programas sociais, o militante deve responder de pronto que foi o PSDB que começou a construir a rede de proteção social do País, com a criação do Bolsa Alimentação, Bolsa Escola e Vale Gás.
O programa Comunicar 45 já treinou instrutores em São Paulo, Fortaleza, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Maranhão. A iniciativa surgiu da convicção de que, ao contrário do militante petista, o tucano de carteirinha encontra dificuldades para vender as realizações do partido e do seu candidato.

Fonte: IstoÉ

 

Nenhum comentário: