quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agência Tucana 19 Out 2009

Ensino precisa virar emprego, diz Serra

Para governador, abrir vagas é desafio número um do País

Brasília (19) - O governador de São Paulo, José Serra, disse neste final de semana durante encontro realizado pelo PSDB em Goiás que a diminuição da taxa de desemprego e a criação de novos postos de trabalho serão a tarefa número um do pós-Lula. “O Brasil acabou por se acostumar a uma taxa de desemprego de 8%. Mas precisamos baixar essa taxa ao mesmo tempo em que teremos de criar novas vagas”, afirmou o tucano.
O governador citou dados que julgou “inquietantes” para o país. Ele disse que uma comparação entre números de novembro do ano passado e setembro deste ano mostra que o setor industrial fechou 293 mil postos de trabalho e o agropecuário outros 50 mil. “São setores cruciais e que produzem a parte material da riqueza do país”, afirmou Serra.
Para o governador, emprego se cria com investimentos públicos e privados. Ele disse que o estado de São Paulo está investindo R$ 20 bilhões com a expectativa da geração de 800 mil empregos. “É uma política dinâmica. De investimentos. Emprego se cria com investimentos”, afirmou.
José Serra também explicou a política estadual para a formação de jovens. “Ensino precisa virar emprego”, disse. O governador afirmou que São Paulo ampliou de 70 mil para 170 mil as vagas em escolas técnicas. “A qualificação dos nossos jovens entra na veia da capacidade produtiva. Temos 1,8 milhão de jovens cadastrados num programa em que 115 mil empresas procuram por eles”, informou.
“Já conseguimos empregar, por este programa, 108 mil pessoas. É um programa simples que dispara torpedos aos cadastrados. Já enviamos mais de 230 mil mensagens curtas com ofertas de oportunidades para os jovens”, explicou o governador.
Ele também lembrou que os investimentos na formação de pessoas na área tecnológica são importantes para diminuir o não preenchimento de vagas disponíveis no setor. “Temos 30 mil vagas na área da Tecnologia da Informação que não estão sendo ocupadas”, lembrou.

 Fonte: Agência Tucana
www.psdb.org.br

Nenhum comentário: